Evento no pátio da Biblioteca Central dos Barris apresentou a trajetória da Fundação em 5 anos de criação, com a presença de gestores da saúde, trabalhadores e autoridades, dentre elas o deputado estadual Zé Neto, a deputada estadual Maria Del Carmem; o ex-secretário de saúde do estado e deputado federal eleito Jorge Solla; o superintendente geral do IBAM (Instituto Brasileiro de Administração dos Municípios), Paulo Tim; e o diretor da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas de Sapucaia do Sul no Rio Grande do Sul, Juarez Wolf Verba.
O Escritório foi criado, através da deliberação do Conselho Curador nº 95 de janeiro de 2014, para facilitar e consolidar as melhores práticas de gerenciamento, integração entre os projetos, alinhamento e cumprimento das metas estratégicas.
O EGP é a unidade responsável pelo acompanhamento dos projetos da instituição, além de estabelecer e manter procedimentos e padrões para a metodologia de gestão de Projetos na FESF-SUS.
A busca constante por uma melhor adaptação e flexibilidade conforme o cenário institucional possibilitou um aumento na maturidade do Escritório de Gerenciamento de Projetos da FESF.
As consequências desses resultados foram percebidos não só pela direção e demais trabalhadores da instituição, como também, em 2019, o Escritório de Gerenciamento Projetos da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF) foi reconhecido como o melhor PMO (Escritório de Gerenciamento de Projetos) da Bahia.
O Project Management Institute (PMI[1]), capítulo Bahia, realizou a 1ª edição do Prêmio Melhores do Ano 2019.
BENEFÍCIOS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS NA FESF-SUS
Os Programas foram criados pela FESF em parceria com a Fiocruz-BA, como uma das estratégias de retomada do seu compromisso com o desenvolvimento de ações e serviços voltados para a de expansão, consolidação e fortalecimento da Estratégia da Saúde da Família na Bahia.
As residências são uma modalidade de pós-graduação na área da saúde, com duração de 24 meses e que ocorre em serviço, portanto, se trata de uma formação pelo trabalho e integrada ao Sistema Único de Saúde. Esta modalidade de formação para o SUS vem sendo uma aposta importante, não só para a qualificação de profissionais, mas também para produzir transformações no cotidiano dos serviços, com grande potencial de indução de mudanças no modelo de atenção à saúde através da transformação das práticas de acordo com a realidade onde estão inseridos.
Os profissionais residentes se inserem no cotidiano dos serviços, compondo Equipes de Saúde da Família (EqSF), Núcleos Ampliados da Saúde da Família (NASF) e Equipes de Apoio Institucional da Saúde da Família (EqAISF), que são as três áreas de concentração do Programa.
Assumem responsabilidades sanitárias dos respectivos territórios junto com profissionais de nível médio e técnico que compõem as equipes e com gestores deste nível de atenção. Para que reflitam permanentemente sobre as suas práticas e possam transformá-las na perspectiva da qualificação dos serviços, recebem o suporte permanente de docentes nas funções de preceptores de medicina, enfermagem, odontologia, NASF e Saúde Coletiva; apoiadores pedagógicos de cada um dos núcleos profissionais, de campo e matriciais, além de uma equipe de coordenação pedagógica. Esses diversos sujeitos conduzem espaços pedagógicos durante as atividades práticas e teórico-práticas nos serviços, bem como atividades teóricas que articulam as experiências cotidianas com os conhecimentos já sistematizados acerca de cada tema que compõe o perfil de competências. Estas ofertas pedagógicas utilizam de metodologias arrojadas, indutoras de uma formação crítica e reflexiva, que estimula a produção de conhecimento de forma ativa e tendo as experiências dos próprios residentes como o centro da aprendizagem.
Em seus dois primeiros anos de implantação, o cenário de prática da Residência foi no município de Camaçari com a abertura de 80 vagas para profissionais médicos, enfermeiros, dentistas, nutricionistas, fisioterapeutas, professores de educação física e sanitaristas. Em 2017, incluiu-se profissionais de Psicologia e ampliamos para mais dois municípios da região metropolitana de Salvador: Dias D´Ávila e Lauro de Freitas.
Atualmente, em seu sexto ano de existência, a residência continua com turmas nos municípios de Camaçari e Dias D’ávila e implantou a sua primeira turma em Salvador, com um total de 247 Residentes, sendo 146 R1 (primeiro ano de formação) e 101 R2 (segundo ano de formação).
Estes residentes compõem um total de 45 Equipes de Saúde da Família, 6 Núcleos Ampliados da Saúde da Família e 13 equipes de Apoio Institucional das unidades da residência. Com esta inserção, no ano de 2020, essas equipes de residência cobrem uma população de, aproximadamente, 80 mil habitantes em assistência direta, além das atividades realizadas em apoio à gestão através da sua inserção em estágios em outros níveis de atenção e gestão dos municípios, tais como gestão da Atenção Básica, Áreas Técnicas, Planejamento, Vigilâncias, Educação Permanente, Regulação, Apoio Institucional municipal e distrital, além de serviços das Redes de Atenção à Saúde, como Oncologia, Urgência, Cegonha, Saúde Mental, IST/AIDS, doenças crônicas entre outras.
Foram concluídas quatro turmas de residências, com a certificação de 224 profissionais e, duas turmas estão em andamento, com previsão de certificação de mais 101 profissionais em fevereiro de 2021 e 146 profissionais em fevereiro de 2022. Esse quantitativo de residentes formados em tão poucos anos de existência, coloca o Programa em um lugar de bastante relevância na formação de profissionais para o SUS na Bahia e em toda a região Nordeste, conformando-se como um dos maiores do Brasil.
Desta forma, os Programas Integrados de Residência em Saúde da Família da FESF-SUS/Fiocruz, vem cumprindo um importante papel, não apenas na formação de profissionais para atuarem em diferentes locais do Sistema de Saúde do SUS Bahia, como também vem contribuindo com o fortalecimento da Atenção Básica dos municípios onde se insere.
Foram essenciais no enfrentamento à pandemia do COVID-19, realizando atividades assistenciais e de vigilância nestes territórios e de usuários de toda a Bahia através do App Monitora COVID.
Simultaneamente e de forma integrada ao III Congresso, foi promovida, pela Fundação, a I Mostra Baiana de Núcleos de Apoio à Saúde da Família, com o objetivo principal de estimular a troca de experiências, conhecimento e fortalecimento do trabalho dos profissionais que atuam nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), na Bahia.
A ANFES, instituída em 2013, então presidida por Carlos Alberto Trindade, diretor geral da FESF-SUS, realizou o I Seminário Nacional das Fundações Estatais de Saúde, em Sapucaia do Sul, em 2014.
A associação de direito privado, sem fins lucrativos, apartidária, de caráter organizacional e assistencial congrega Fundações Estatais de direito privado do Brasil, com atuação na prestação de serviços de saúde pública, com finalidade geral de promover os seus interesses políticos, econômicos, jurídicos, normativos e institucionais das mesmas.
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