FESFSUS

Reforma Administrativa

A Deliberação do Conselho Curador FESF, n.º 74, da reunião ordinária de n.° 41, de 04 de fevereiro de 2013, aprovou a reforma administrativa da FESF-SUS.

A reforma iniciou devido a necessidade de reorganizar as estruturas de administração com ênfase na qualidade, na produtividade e na eficiência dos Serviços FESF-SUS.

Houve uma adequação do desenho institucional em relação ao quantitativo e diversidade de contratos firmados atualmente, com estrutura administrativa adequada para o planejamento estratégico e para uma gestão por resultados.

A FESF esteve presente em stand conjunto com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e o Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems) no  Congresso Nacional CONASEMS em Alagoas e participando de mesas temáticas no evento.

Especialização em Saúde Coletiva com ênfase em Gestão da Atenção Básica

• Novos Serviços;
  • Especialização em Saúde Coletiva;
  • Início do curso de Especialização em Saúde Coletiva com ênfase em Gestão da Atenção Básica, com a ofertada de  mil vagas para Cursos de Especialização em Saúde Coletiva com concentração na Atenção Básica. A especialização foi uma parceria entre FESF, o Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA), a Escola Estadual de Saúde Pública e o Ministério da Saúde. Participaram da aula inaugural: Dr. Carlos Trindade (FESF-SUS), Ricardo Hainzelman (DAB/Sesab), Marcele Paim (EESP), Telma Dantas (Superh), Profª Drª Carmen Fontes Teixeira — UFBA/IHAC/ISC e a Profª Drª Alcione Brasileiro (UFBA/ISC);

Inauguração da nova sede FESF – Edf. Capemi.

Outros acontecimentos

• Aprovação do Programa de Avaliação do Desempenho Funcional – PAD;
    • A avaliação do desenvolvimento funcional do empregado prevista no PECS é feita em um processo contínuo e sistemático visando o acompanhamento e mensuração da consecução dos objetivos organizacionais, de acordo com fatores, parâmetros e metas preestabelecidos na função em que o empregado ocupa;
    • Desempenho destacado das equipes FESF na 1ª Avaliação do PMAQ.
      Os municípios contratualizados com a FESF-SUS tiveram um desempenho no PMAQ 20% superior à média registrada no Estado;
  • Criação da ANFES presidida pela FESF – A ANFES é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, apartidária, de caráter organizacional e assistencial, que congrega Fundações públicas de direito privado na área da saúde no Brasil, com atuação na prestação de serviços de saúde pública.  O que mobilizou a sua criação, e ainda é uma das mais importantes pautas, é a afirmação do modelo jurídico institucional das fundações de saúde, e a busca pela aprovação do Projeto de Lei do Senado – PLS 347/2018 e /ou PLP 92/2007 na Câmara dos Deputados, que estendem e regulamentam o campo de atuação das fundações para a saúde. Além da defesa do modelo no judiciário brasileiro e nos órgãos de controle,  possibilitando  a criação de um espaço de compartilhamento de experiências e de soluções para os problemas afins.
  • Novos serviços:
    • Telessaúde, regulação Conquista, regulação Itabuna, UNASUS;
    • 1 º Progressão por Mérito aos trabalhadores de Carreira da FESF-SUS:
      • Progressão por Mérito: 60% dos trabalhadores aptos passaram por sua primeira progressão por mérito em 2013 – 29 trabalhadores; 55 trabalhadores aptos para progredirem em 2014;
      • 1ª Turma de Especialização em Saúde Coletiva com ênfase na Atenção Básica para profissionais do PROVAB.