I Curso de Especialização em Micropolítica da Gestão do Trabalho em Saúde, promovido pela Universidade Federal Fluminense na modalidade EAD. O evento foi realizado simultaneamente nos polos em todo o país, no dia 24 de setembro de 2015, com apoio da FESF-SUS.
A oferta inicial do curso foi para os gestores municipais de saúde, porém as matrículas foram estendidas para profissionais que atuassem na área de gestão em saúde no Estado. Ao todo foram 399 alunos matriculados.
Aproximadamente 200 alunos concluíram desses, 17 são trabalhadores da Fundação Estatal, e apresentaram os trabalhos de conclusão de curso.
O curso foi realizado em parceria com o Ministério da Saúde/Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (Sgtes), o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).
O evento de encerramento foi conduzido por Caroline Duarte, Coordenadora Pedagógica do Curso e trabalhadora da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), reforçou o desafio vivido pelos cursistas em relacionar suas práticas cotidianas aos debates impulsionados ao longo do curso.