A Fundação Estatal Saúde da Família (FESF) foi oficialmente instituída em maio de 2009, por 69 municípios do Estado da Bahia com permissão da Lei Complementar Estadual nº 29, de 21/12/2007, tendo como base nos princípios de gestão compartilhada, democrática e participativa.
Esse modelo inovador se apresenta como uma solução jurídico-administrativa e sanitária para o desenvolvimento da atenção à saúde no Estado da Bahia e propicia agilidade e segurança para gestores, usuários, trabalhadores como um democrático veículo de concretização do direito humano fundamental da saúde.
É um órgão integralmente público, intermunicipal, integrante da administração indireta dos Municípios, sem fins lucrativos, de interesse coletivo e dotado de personalidade jurídica de direito privado. Esse modelo surge da combinação entre duas modalidades de instituições públicas da administração brasileira: as autarquias e as empresas estatais.
Durante a 1ª Mostra de Saúde da Família do Estado, onde ocorreu o ato solene de instituição da FESF. Esse evento contou com 3.500 trabalhadores, gestores das três esferas, estudantes, instituições de ensino e controle social. (ANDRADE, pg 64).
O ano de 2009 foi marcado por importantes eventos políticos cuja finalidade principal era aumentar a adesão dos municípios à proposta. Intensificaram-se ainda mais as agendas de debates na perspectiva de ampliar também o número de leis autorizativas para co-instituição. (ANDRADE, pg 62).
O resultado foi: 110 municípios Baianos com leis autorizativas aprovadas em suas câmaras municipais.
Em março 2009, a DAB/SESAB promoveu um seminário envolvendo os 417 prefeitos e secretários municipais de saúde, no qual se contou com a presença de representantes do governador da Bahia, da Casa Civil do Estado e do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão.
“Os municípios e a Saúde de Todos nós: Promovendo a Política Estadual de Saúde nos municípios da Bahia de Todos Nós”, nos dias 16 e 17 de março de 2009, em Salvador – Bahia.
O movimento para adesão dos municípios seguia por toda a Bahia, alcançando a adesão com mais de 100 municípios.
Inicialmente a FESF atuava somente com o serviço de Apoio Institucional e através da gestão compartilhada, a alocação e apoio aos trabalhadores que atuavam na Estratégia Saúde da Família.
Criação Conselho Interfederativo
1º Presidente: José Carlos Melo de Aguiar
Criação do Conselho Curador
1º Presidente: Antonio Carlos Silva
Instituição da FESF-SUS por 69 municípios baianos com escritura pública lavrada.
Aprovação do Programa de Desenvolvimento Interfederado da Estratégia da Saúde da Família
(Resolução CIB Nº 123/2009. 175º Reunião Ordinária).
I Seminário Estadual da Fundação Estatal Saúde da Família: A Bahia Unida por um novo caminho para a Saúde da Família, realizado dia 11 de agosto de 2009, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador.
O encontro reuniu prefeitos, secretários municipais de saúde e técnicos da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), que estão obtendo informações sobre a organização, funcionamento, formas de adesão e contratação dos serviços prestados pela FESF. “A fundação se revela como um instrumento que pode acabar com a concorrência predatória por profissionais de saúde, sem que haja prejuízo para esses trabalhadores”, afirmou Lenildo Alves Santana, prefeito de Ibicaraí.
A programação contempla exposições dialogadas sobre os serviços ofertados, preços dos serviços, aspectos jurídicos e administrativos; o processo de adesão e de celebração de contrato de gestão com a FESF e ainda o plano de empregos, carreira e salários.
O evento, realizado pela Fundação Estatal Saúde da Família, tem o apoio da Sesab e do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems). “O Cosems estará junto com a FESF sensibilizando os municípios para a importância de adesão à fundação”, comentou Raul Molina, vice-presidente do Cosems.